chamusca apptagus

Economia

ouremfatimasantuarionoite

Depois da realização de um grande workshop dedicado ao tema, Fátima vai ser palco de um congresso internacional de turismo religioso e peregrinação, que se realiza nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro Pastoral Paulo VI.

Esta iniciativa vai trazer à cidade os mais altos representantes dos países que compõem a Organização Mundial do Turismo (OMT), que organiza o congresso em parceira com Câmara de Ourém e o Ministério da Economia, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima.

“Este evento será uma oportunidade única para a promoção de Fátima no mundo, um verdadeiro reforço e complemento ao trabalho já realizado, como por exemplo o Workshop Internacional de Turismo Religioso”, explica uma nota da Câmara de Ourém.

Este congresso, que já se realizou em cidades como Elche (2014), Belém (2015) e Utrecht (2016), pretende “refletir sobre o potencial e o papel do turismo religioso e dos lugares sagrados como uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos destinos”, acrescenta a mesma nota.

Os principais objetivos do congresso passam por refletir sobre o potencial competitivo do mercado do turismo religioso, aumentar a atratividade nos destinos religiosos, prosseguir a afirmação do turismo religioso nas redes regionais, nacionais e internacionais de inovação e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover destinos religiosos.

torresnovasminiprecogreve

Os trabalhadores da loja de Santarém do MiniPreço e da plataforma logística em Torres Novas estão a cumprir uma greve de 24 horas, convocada para esta quarta-feira, 16 de agosto.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), que convocou esta ação de protesto, a paralisação está a registar uma adesão de 50% nos dois locais onde a empresa opera no distrito.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão a dignificação das carreiras profissionais, o fim do que consideram ser o assédio moral, o respeito pelo direito à conciliação da vida pessoal com a vida profissional, e ainda aumentos salariais dignos, tendo em conta que a empresa deu aumentos de 62 cêntimos, em alguns casos.

Os trabalhadores entregaram uma moção com as reivindicações à administração da empresa.

constanciasemanaturismoativo

Entre os dias 9 e 17 de setembro, a Câmara de Constância vai promover a segunda edição do festival das grandes rotas e semana do turismo ativo, uma iniciativa de promoção e divulgação do património local através de várias atividades de natureza e ar livre.

Esta edição, que está integrada “na estratégia de valorização turística do Médio Tejo”, segundo uma nota de imprensa da autarquia, vai ser mais focada na divulgação da Grande Rota do Zêzere, desde a nascente, no concelho de Manteigas, até à foz, em Constância.

“A iniciativa permitirá a partilha de demonstrações culturais características de todas as regiões ao longo dos 370 quilómetros que o rio Zêzere percorre até ao Tejo, que vão da música ao artesanato e da pintura à gastronomia”, explica a autarquia, que sublinha ainda “o elevado número de parceiros e entidades envolvidas numa missão comum: a promoção e valorização turística do interior e das sub-regiões representadas”.

“É de realçar que não existe nenhum outro evento em Portugal que se focalize em dois percursos sinalizados – a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo – e os transforme em equipamentos altamente potenciadores de dinâmicas culturais e económicas, através do turismo ativo e de lazer”, lê-se na mesma nota.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões