chamusca princepezinhocms banner carnaval

Imagem de Arquivo / Ilustrativa

A cidade desportiva de Abrantes vai receber, de 21 a 26 de julho de 2021, o Open Europeu de Agility, um desporto que premeia a destreza canina em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos, e em que o objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

A prova, que contará com cerca de 40 países concorrentes, antecede o 'Border Collie Classics', Campeonato do Mundo em Agility para esta raça específica, que decorrerá no mesmo local na semana anterior ao Campeonato da Europa.

"Será um ano em cheio para Portugal porquanto é a primeira vez que o nosso país acolhe estas competições internacionais", disse à agência Lusa Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA), entidade organizadora.

O dirigente explica que Abrantes foi escolhida para ser a capital mundial de Agility porque está numa zona central do país e porque a edilidade já trabalha com o CCA na realização de algumas provas e disponibilizou-se para ser parceiro deste grande evento.

As provas obrigar obrigarão a uma grande logística, em que será necessário ter cerca de 150 pessoas a trabalhar, e a competição, que se prevê atraia cerca de 2 mil participantes, deverá esgotar todo o alojamento disponível em Abrantes e em toda a região envolvente, desde que aceitem cães.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves