chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

sede chamusca

A Câmara Municipal e a União Desportiva da Chamusca (UDC) celebraram um protocolo financeiro que tem como objetivo a requalificação e adaptação do edifício-sede da coletividade para a instalação de associações do concelho, visando criar um projeto para albergar associações do concelho da Chamusca que não disponham de espaço para sede.

As obras, pagas pelo município, vão estar a cargo da própria associação e o objetivo é melhorar as condições deste edifício e criar gabinetes específicos, para que cada associação possa ter a sua sede, e ainda definir alguns espaços comuns que estejam disponíveis para todas as associações, como um salão para a realização de assembleias gerais, espaço de copa e cozinha e ainda outras salas para eventos.

Em contrapartida pelo apoio financeiro do município, o protocolo estabelece que a União ceda os espaços, por um período de 20 anos, às associações que cumpram os critérios definidos, nomeadamente, que estejam inscritas no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município da Chamusca.

Numa primeira fase, são cinco as associações que já solicitaram o apoio ao município para encontrar sede própria, nomeadamente as coletividades que estavam instaladas no edifício do mercado municipal. No entanto, o projeto de requalificação das instalações prevê a possibilidade de aqui se instalarem cerca de 10 a 12 associações.

Segundo a autarquia, a obra deve avançar entre finais de 2018 e início de 2019, num custo previsto já orçamentado em cerca de 83 mil euros. No futuro, as associações que aqui se instalem vão pagar à UDC um valor simbólico para apoiar no pagamento de água, luz e limpeza do espaço.

O Município entende que este projeto pode ajudar a criar sinergias entre as associações instaladas, promovendo a eficiência no uso de recursos e facilitando o apoio da autarquia ao funcionamento das mesmas.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves