chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

chamusca caminhada

Cerca de uma centenas de pessoas participaram no dia 22 de setembro na Caminhada da Aventura, uma atividade integrada no projeto Chamusca ComVida organizado pela autarquia chamusquense desde 2014.

Com partida no Miradouro do Almourol, no Arripiado, a caminhada foi realizada em plena natureza, utilizando trilhos, passando por pontes e ribeiros, podendo ainda realizar alguns troços em corrida tipo "trail" e também algumas estações onde o desafio físico poderia ser mais intenso com o transporte de "pesos" ou a transposição de "barreiras".

Com as paisagens da Ribeira da Foz e das encostas do Castelo do Almourol, sempre como cenário, os cerca de 100 participantes envolveram-se com muito entusiasmo nesta caminhada, que funcionou com dois grupos, onde um grupo realizou o percurso de forma mais intensa e outro onde o passeio e o disfrutar das paisagens envolventes foi o principal objetivo.

O autarquia considera que o projeto Chamusca ComVida tem-se mostrado uma excelente iniciativa na promoção da prática de atividade física e de um estilo de vida saudável possibilitando o exercício em família para todas as idades.

Cláudia Moreira, vereadora com o Pelouro do Desporto no Município da Chamusca, afirma que “foi uma caminhada diferente, e que mostrou que conseguimos fazer mais e melhor com os recursos que temos”.

“O Projeto, apesar de já não ser novo, tem muita adesão por parte do público, e é esse o nosso objetivo, marcar pela diferença, estimular um estilo de vida saudável junto dos nossos munícipes e visitantes”, afirmou

Recorde-se que o Município da Chamusca já foi distinguido como modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, com a atribuição do Galardão Município Amigo do Desporto, um reconhecimento pelo apoio e incentivo à prática desportiva, às atividades outdoor e no geral, ao conceito de vida saudável.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis