chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

santaremkravmaganovaepoca

A Escola de Krav Maga de Santarém (UKMS) já arrancou oficialmente com a época desportiva 2018 / 2019, sob a direção do instrutor Carlos Silva, e vai realizar uma aula aberta e gratuita no próximo dia 29 de Setembro, às 10 horas, dedicada ao tema “defesa contra tentativas de violação”.

A escola tem atualmente duas turmas em funcionamento, uma de crianças com alunos dos 6 aos 14 anos, e uma turma de adultos, dos 15 anos em diante, e aceita praticantes sem limite de idade ou mínimo de condição física.

Entre as novidades para esta época, está o facto da classe das crianças aprender conhecimentos de primeiros socorros, preparando-as para reagirem de forma calma e eficaz em caso de acidentes domésticos ou na escola, prestando os cuidados básicos necessários até à chegada de socorro.

No dia 13 de outubro, às 15 horas, a escola vai realizar um estágio com o tema “defesa a terceiros”, que vai servir para angariar fundos para a ampliação das instalações da APPACDM de Santarém, com o apoio da Associação Salvador.

O krav maga é um sistema de defesa pessoal desenhado para a pessoa comum, seja homem ou mulher, velho ou novo, adulto ou criança, que incorpora técnicas de várias artes marciais como o judo, jiu jitsu, o aikido e o kickboxing, entre outras, com o objetivo de aproveitar as manobras mais eficazes de cada disciplina para uma aplicação prática perante os perigos reais.

As técnicas de combate são ensinadas com rigor e disciplina, numa modalidade que trabalha também a condição física dos praticantes de uma forma descontraída no dojo e transmite valores morais como o respeito pela vida humana e a entreajuda.

A UKMS, que tem realizado várias atividades em lares de idosos, escolas, centros de formação e grupos desportivos, desenvolve também um projeto social que dá a crianças e jovens com poucos recursos financeiros a possibilidade de frequentar as aulas de defesa pessoal sem custos, sendo esta iniciativa financiada por outros atletas e pela escola, que suportam as despesas inerentes a esses alunos.

A escola, que pode ser contatada pelos telefones 931 909 536 ou 937 200 056, funciona na Travessa da Roda, nº 46, em Santarém, e os treinos são às terças e quintas-feiras, para as crianças das 19h20 às 20h15, e para os adultos das 20h15 às 21h45.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis