app chamuscabanner festas coruche

sergio santos01

Sérgio Santos, treinador medalhado nos jogos olímpicos e campeão do mundo de triatlo, está a lançar um novo projeto de treino de alto rendimento em que pretende colocar os seus mais de 20 anos de experiência ao serviço de outros atletas e treinadores, sobretudo nas modalidades associadas ao triatlo: natação, ciclismo e atletismo.

A Ontrisports, com sede em Rio Maior, tem como missão a formação de treinadores, avaliações metabólicas e biomecânicas a atletas e organização de eventos, entre os quais campos de treino, ações de formação e competições.

"A ideia foi germinando ao longo dos últimos anos em função das experiencias profissionais e pessoais pelas quais fui passando, sendo que o envolvimento de toda a família em atividades relacionas com o triatlo, nas suas mais diversas facetas foi essencial", explicou à Rede regional Sérgio Santos, acrescentando que a ideia não foi só sua, mas também da sua esposa, Anabela.

"Depois de 10 anos no cargo de Diretor Técnico Nacional na Federação de Triatlo de Portugal e 8 anos como Diretor Técnico na DESMOR, sentimos que este era o momento ideal para tentarmos lançar um projeto apenas e só orientado pelos nossos ideais, convicções e motivações", refere.

Apesar do seu percurso profissional poder induzir a uma ligação entre a Ontrisports e a DESMOR, Sérgio Santos faz questão de separar as águas e explicar que são duas empresas totalmente independentes, embora tenham tudo a ganhar trabalhando em conjunto.

"Vamos continuar a trazer utilizadores para a DESMOR tal como sempre o fiz nestes 8 anos, prestando serviços de qualidade na área do enquadramento técnico, avaliações e organização de training camps naquele que consideramos melhor complexo desportivo do país para a prática do Triatlo", esclarece.

A Ontrisports terá serviços diferenciadores que pretendem beneficiar os utilizadores da DESMOR, a região de Rio Maior e todo o território nacional , sempre com a perspetiva de internacionalização que procurou trazer para Rio Maior nestes anos. As instalações da empresa, neste inicio de atividade, estão inclusive no centro empresarial que é gerido pela DESMOR e integrado no Complexo Desportivo.

Lançamento oficial a 31 de agosto

sergio santos03O lançamento oficial da Ontrisports está marcado para o dia 31 de agosto, momento em que vai organizar um campo de treino para atletas amadores entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Complexo Desportivo de Rio Maior.

A cerca de um mês para o IronMan 70.3 de Cascais e na proximidade de outras competições de triatlo longo agendadas entre os meses de setembro e novembro, os triatletas com foco prioritário na longa distância vão poder disfrutar neste campo de treino de serviços de apoio e condições de treino ao nível do melhor que se faz em qualquer parte do mundo.

O estágio está aberto a todos os níveis desportivos e para todo o perfil de atletas, tendo sido criadas condições especiais para os acompanhantes e familiares que queiram relaxar e aproveitar o fim-de-semana para atividades de lazer.

A Ontrisports vai contar até ao final do ano com um espaço na área das avaliações e do trabalho individualizado, onde os atletas vão poder receber aconselhamento sobre a melhor forma para potenciar o rendimento desportivo e treinar de forma cada vez mais assertiva, reduzindo simultaneamente os riscos de lesão.

Um treinador de referência

sergio santos02Atualmente com 48 anos, Sérgio Santos, nascido em França, vive em Rio Maior há vários anos. Licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em treino de Alto Rendimento, é um dos maiores especialistas nacionais da área desportiva e um dos treinadores de elite da Federação Internacional de Triatlo, entre outros cargos de relevo ligados ao ensino e competição.

Director Técnico Nacional da Selecção de Portugal de Triatlo entre os anos de 2000 e 2010, altura em que treinou alguns dos melhores triatletas mundiais, casos da nº1 mundial no ano de 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, Vanessa Fernandes, de Bruno Pais, e de algumas das grandes esperanças olímpicas do triatlo português como João Silva ou João Pereira, entre outros.

Em outubro de 2010, assumiu as funções de Director Técnico da Empresa Municipal DESMOR, EEM, em Rio Maior, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento e rentabilização das infraestruturas da "capital" do desporto.

"Tentei sempre retribuir com o meu melhor. Esperamos que este seja o início de algo que possamos legar aos nossos filhos e que ajude a formar cada vez mais gente no desporto que nos apaixona", afirma Sérgio Santos.

sergio santos01

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis