chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

 btt centro arripiado

A Câmara da Chamusca viu aprovadas duas candidaturas ao programa "Valorizar", um projeto que pretende a integração do Centro de BTT do Arripiado na Rede Integrada de Centros de BTT a nível nacional e que se direciona para a oferta turística de produtos walking (caminhada) e cycling (ciclismo).

Uma das candidaturas, submetida apenas pela autarquia, envolverá obras de adaptação do espaço envolvente e adaptação da Bike Station, num investimento total de mais de 24 mil euros, com financiamento a 90%.

A outra candidatura reúne, além da Chamusca, os município de Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, Arronches, Coruche, Borba, Redondo, Almodôvar e Ourique, e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, num investimento elegível de 691 mil euros, 621 mil dos quais comparticipados por incentivos comunitários.

Esta candidatura conjunta resultará na organização de 8 Centros BTT, 11 estações de serviço, 57 percursos com 4 níveis de dificuldade. Será ainda, homologada pela União Velocipédica Portuguesa e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, e proporcionará ações de formação teórico-práticas para técnicos dos municípios parceiros. Prevê-se que a execução do projeto termine em outubro de 2019.

Na apresentação do projeto integrado, o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, salientou a “importância desta candidatura num concelho com território propício à prática de atividades desportivas outdoor e, onde já existem inclusive, trilhos BTT e percursos de ciclismo no Wikiloc.”

O trabalho que o Município da Chamusca tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos com programas de incentivo à pratica de atividades ao ar livre com base no conceito de vida saudável e disso é exemplo com o projeto Chamusca ComVida.

O apoio à realização de provas de triatlo, duatlo, atletismo e outras, bem como à modalidade de basquetebol com forte representação no concelho, são reconhecidas como modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto com a atribuição do Galardão Município Amigo do Desporto.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis