banner jogos veraomicromineiro slide

almeirim pais

A Câmara de Almeirim quer promover os bons comportamentos no desporto e, para fomentar o desportivismo e fair-play, lançou esta quarta-feira, 16 maio, a campanha “Pais de desportistas são pais responsáveis”.

"Este é um projeto que já esta pensado há muito tempo. Por vários motivos tem sido adiado mas, com tudo o que se tem passado ultimamente, este é o momento certo. Se o desporto ao mais alto nível não dá o exemplo então é tempo de os pequenos clubes e associações desportivas, que são o verdadeiro garante do desporto para todos, se mobilizarem", esclarece o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro.

Esta quarta-feira, Pedro Ribeiro reuniu com representantes de três clubes do concelho - Fazendense, Fotkart e União de Almeirim - e ainda com os presidentes da Direção e do Conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Santarém.

"No final estamos todos de acordo. Os clubes vão elaborar regulamentos internos em conjunto e as questões do mau comportamento vão levar a penalizações que podem ir desde advertências a atletas, dirigentes e pais até à sua expulsão. A Câmara apoiará os bons comportamentos e penalizará os maus em termos financeiros", explica Pedro Ribeiro.

"O Estado, ou seja todos nós, não nos podemos conformar com atitudes que parece que são já normais. 'Alhos e bugalhos' na boca de pais, atletas e dirigentes já não são condenados. Mas devem ser. Discussões, empurrões, agressões entre adeptos, muitas vezes pessoas com responsabilidade parecem banais. Com o lema 'Pais de desportistas são Pais responsáveis' queremos dar o exemplo", conclui.

Numa segunda fase, nas próximas semanas, o presidente da autarquia quer reunir com as restantes modalidades para que o projeto se inicie em toda a formação do concelho na próxima época, sabendo que cada modalidade tem o seu calendário próprio.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis