banner chamusca portabanner25abril

micromineiro slidecoruche sabores-tasquinhas

ginastica acrobatica

Cerca de centena e meia atletas, de vários escalões etários, participaram no sábado, 14 de abril, no Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática da I Divisão e no Troféu AGS 2018, que se realizaram no pavilhão desportivo da Barrosa, no concelho de Benavente.

A prova, organizada pela Associação de Ginástica de Santarém (AGS), em colaboração com o Clube União Artística Benaventense (CUAB), teve casa cheia, com as bancadas repletas com cerca de meio milhar de familiares e amigos dos atletas, tendo mesmo sido necessário abrir a zona do recinto para instalar alguns espetadores mais jovens.

Vítor Varejão, presidente da AGS, fez um balanço extremamente positivo da prova, que contou com a presença dos 5 clubes mais importantes ao nível da ginástica acrobática no distrito de Santarém.

Além do elevado número de atletas e público presente, a prova teve um alto nível competitivo, demonstrando que a modalidade está em franca expansão. "Estou convencido que todos os ginastas que participaram no campeonato distrital e que daqui tinham apuramento para as competições nacionais, tiveram acesso aos campeonato nacionais, o que é ótimo, quer para os clubes, quer para a associação", referiu Vítor Varejão.

O presidente da AGS explica que a ginástica acrobática "é das modalidades que mais crescimento teve na federação e na associação" e revela que, em 2017, Santarém foi a associação que mais cresceu em relação a 2016, com um aumento de atletas de cerca de 24%, muito por "culpa" da acrobática.

"A espetacularidade, a música, a dança, mas também as acrobacias técnicas, emprestam [à acrobática] um espetáculo completamente diferente das outras disciplinas gímnicas, não obstante as outras também terem a sua espetacularidade", completou.

ginastica acrobatica2

Cerimónia de Apresentação Santarém Cup 2018