chamusca ehtoiromicromineiro slide

 

O ex-internacional português Nuno Gomes, que se destacou como futebolista ao serviço de clubes como o Benfica, o Boavista ou a Fiorentina (Itália), além da Seleção Nacional, foi a “estrela” da apresentação da edição 2018 do Santarém Cup, o maior torneio de futebol formação organizado por um clube em Portugal, que decorreu esta quinta-feira, 1 de março, em Santarém.

nuno gomesConvidado pela Associação Académica de Santarém para ser padrinho do torneio, Nuno Gomes aceitou de pronto e fez questão de estar na apresentação da prova, deixando palavras de incentivo aos mais novos e um conselho aos pais.

“Apoiem os vossos filhos a seguir os sonhos e deixem-nos brincar”, disse o agora comentador de futebol, lembrando que o que os miúdos querem é “é brincar, jogar à bola e divertir-se”. Deixem os vossos filhos jogar à vontade. Se quiserem ser treinadores, vão tirar o curso”, reforçou.

O ex-internacional português distribuiu autógrafos e tirou inúmeras fotos, com miúdos e graúdos, e, aos mais pequenos, alertou-os que para chegar longe no futebol “é preciso trabalhar, não basta ter talento”.

“O futebol é uma escola à parte da escola” e estes torneios “são marcas importantes que servem para crescer”, frisou Nuno Gomes, garantindo que ainda hoje se recorda com saudade destes tempos de infância, quando começou a jogar com os amigos e a entrar em torneios.

Já o presidente da Académica de Santarém, António Torres, que está de saída do clube, agradeceu a todos os patrocinadores e salientou o esforço necessário para organizar um torneio que envolve quase mil atletas e onde são servidas 2 mil refeições por dia, além de toda a logística com transportes e alojamento, que envolvem pais e diretores das várias equipas da briosa, parceiros fundamentais para a realização da prova.

 

Um milhar de atletas durante 4 dias na cidade

Além de Nuno Gomes, a apresentação do Santarém Cup contou ainda com a participação do também padrinho David Antunes e dos principais patrocinadores da prova. O músico escalabitano atuará na cerimónia de abertura, marcada para as 21h00 de quarta-feira, 28 de Março, no Largo do Seminário.

Este ano, a competição, que se realiza nas férias escolares da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março, vai incluir 56 equipas, de 24 clubes de todo o país, sendo a principal novidade a participação do FC Hlinsko (sub-10), da República Checa, que fica para a história como a primeira equipa estrangeira a participar na prova ribatejana.

Fundado em 1905, o FC Hlinsko é um dos clubes históricos do país, com mais de 100 anos de atividade e atualmente com equipas em todos os escalões, desde os sub-7 a seniores. Um dos pontos altos da história deste clube foi a presença nos oitavos de final da taça da Checoslováquia no ano de 1980.

A apresentação incluiu ainda o sorteio dos vários escalões (sub-8, sub-10, sub-11 e infantis), que vão disputar jogos nos campos de futebol da Escola Agrária de Santarém, Ribeira de Santarém e Moçarria.

Este ano, o único dos “grandes” que não participa é o FC Porto, estando garantidas as presenças do SL Benfica, Sporting CP, SC Braga, Paços de Ferreira e V. Setúbal, entre muitos outros, além das principais equipas de formação no distrito de Santarém.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis