chamusca apptagus

ines henriques londres

A atleta ribatejana Inês Henriques conquistou este domingo, 13 de agosto, a medalha de ouro nos 50 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, que estão a decorrer em Londres.

"Foi fantástico, não consigo descrever em palavras aquilo que estou a sentir. Isto é a recompensa de 25 anos de trabalho, do meu treinador Jorge Miguel e da minha equipa de Rio Maior", afirmou Inês Henriques, no final da prova.

Além do título mundial, a atleta do Clube de Natação de Rio Maior, de 37 anos, bateu o recorde do mundo da distância em mais de dois minutos e meio, estabelecendo o novo r5ecorde em 4h05m56s horas.

Até chegar a Londres, Inês Henriques tinha no currículo três participações olímpicas, a última das quais no Rio2016, onde alcançou o 12.º posto nos 20 km marcha. A atleta conta ainda um sétimo posto nos Mundiais de 2007 e um nono nos Europeus de 2010, sempre na distância dos 20 km.

O pódio nos Mundiais de Londres foi completado com duas atletas chinesas: Hang Yin, prata, com 4h08m58, e Shuqing Yang, bronze, com 4h20m49.

O Governo e o Presidente da República já felicitaram a atleta de Rio Maior.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões