chamusca ehtoiromicromineiro slide

Desporto

rui patricio marco chagas

O advogado ribatejano Rui Patrício, considerado um dos melhores do país e presença assídua em alguns dos casos mais mediáticos da justiça portuguesa, vai fazer parte da nova equipa independente de patrocínio judicial e aconselhamento jurídico estratégico do Sport Lisboa e Benfica.

Esta nova equipa, anunciada esta terça-feira, 25 de setembro, inclui, além de Rui Patrício, os advogados João Medeiros e Paulo Saragoça da Matta, e tem como principal missão ampliar o apoio jurídico ao SL Benfica, tendo em conta os vários processos que envolvem o clube encarnado.

Natural de Santarém, Rui Patrício, de 46 anos, cresceu e fez a escola primária na freguesia de Alcanhões, onde residiu até aos 15 anos. Depois de ter passado, no ensino preparatório, pela escola Mem Ramires, e de ter concluído o ensino secundário no antigo Liceu Sá da Bandeira, rumou à capital, onde concluiu o curso de direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1994. Em 1999, atingiu o grau académico de mestre em ciências jurídico-criminais, altura em que já leccionava na universidade onde se formou.

Filho de Francisco Patrício, ex-presidente da Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta e ex-dirigente associativo, Rui Patrício é, desde 2005, sócio da sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Telles, Soares dos Santos & Associados, onde entrou em 1994 como estagiário, e onde tem feito toda a sua carreira profissional.

MARCO CHAGAS CONSULTOR DO SPORTING

Outro ribatejano que assumiu funções ligadas ao outro "grande" de Lisboa é Marco Chagas, ex-ciclista e ex-diretor desportivo de várias equipas portuguesas, atual comentador de ciclismo da RTP, que foi anunciado como consultor do Sporting para o ciclismo.

"Sinto-me muito honrando. É uma responsabilidade e estou aqui para ajudar o departamento das modalidades. Só penso em trabalhar para o futuro do ciclismo deste grande clube", referiu o antigo ciclista, natural de Pontével, no Cartaxo, ao site do clube leonino.

Segundo o jornal "Record", o Sporting e o Clube de Ciclismo de Tavira têm acordo por mais um ano (2019), e a partir daí deverão seguir rumos diferentes, ou seja, o clube de Alvalade deverá manter o ciclismo, mas com um projeto próprio, pelo que a ‘contratação’ de Marco Chagas insere-se já neste enquadramento

Marco Chagas é um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos. Entre os seus muitos títulos está a vitória em quatro Voltas a Portugal em Bicicleta, duas das quais pelo clube de Alvalade.

benaventecuabatetismo

O Clube Desportivo de Benavente 3B Triatlo e o Clube União Artística Benaventense (CUAB) assinaram um protocolo de cooperação tendo em vista a formação de uma equipa unificada de atletismo nos escalões de seniores e de veteranos para a temporada 2018/19.

O protocolo estabelece as condições da cedência dos atletas do 3B Triatlo ao CUAB nesta modalidade, “com o objetivo de concentração e união de esforços e o reforço de uma equipa que se deseja ainda mais competitiva nas provas federadas e populares na região”, explica um comunicado das duas instituições.

A assinatura do protocolo teve lugar no passado dia 21 de setembro, na sala de reuniões da Câmara de Benavente, que deu o seu apoio institucional a esta iniciativa.

santaremkravmaganovaepoca

A Escola de Krav Maga de Santarém (UKMS) já arrancou oficialmente com a época desportiva 2018 / 2019, sob a direção do instrutor Carlos Silva, e vai realizar uma aula aberta e gratuita no próximo dia 29 de Setembro, às 10 horas, dedicada ao tema “defesa contra tentativas de violação”.

A escola tem atualmente duas turmas em funcionamento, uma de crianças com alunos dos 6 aos 14 anos, e uma turma de adultos, dos 15 anos em diante, e aceita praticantes sem limite de idade ou mínimo de condição física.

Entre as novidades para esta época, está o facto da classe das crianças aprender conhecimentos de primeiros socorros, preparando-as para reagirem de forma calma e eficaz em caso de acidentes domésticos ou na escola, prestando os cuidados básicos necessários até à chegada de socorro.

No dia 13 de outubro, às 15 horas, a escola vai realizar um estágio com o tema “defesa a terceiros”, que vai servir para angariar fundos para a ampliação das instalações da APPACDM de Santarém, com o apoio da Associação Salvador.

O krav maga é um sistema de defesa pessoal desenhado para a pessoa comum, seja homem ou mulher, velho ou novo, adulto ou criança, que incorpora técnicas de várias artes marciais como o judo, jiu jitsu, o aikido e o kickboxing, entre outras, com o objetivo de aproveitar as manobras mais eficazes de cada disciplina para uma aplicação prática perante os perigos reais.

As técnicas de combate são ensinadas com rigor e disciplina, numa modalidade que trabalha também a condição física dos praticantes de uma forma descontraída no dojo e transmite valores morais como o respeito pela vida humana e a entreajuda.

A UKMS, que tem realizado várias atividades em lares de idosos, escolas, centros de formação e grupos desportivos, desenvolve também um projeto social que dá a crianças e jovens com poucos recursos financeiros a possibilidade de frequentar as aulas de defesa pessoal sem custos, sendo esta iniciativa financiada por outros atletas e pela escola, que suportam as despesas inerentes a esses alunos.

A escola, que pode ser contatada pelos telefones 931 909 536 ou 937 200 056, funciona na Travessa da Roda, nº 46, em Santarém, e os treinos são às terças e quintas-feiras, para as crianças das 19h20 às 20h15, e para os adultos das 20h15 às 21h45.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis