banner rederegional casaPiaavisan2018

Categoria: Cultura

A quinta edição do Festival Guitarra d’Alma, uma iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim, arranca esta sexta-feira à noite, no auditório das Escolas Velhas, com um concerto pela violinista, cantora e compositora de origem russa Lanina Khmelik e pelo guitarrista português Francisco Pereira.

O festival realiza-se até 24 deste mês, com espetáculos na cidade de Almeirim e nas freguesias de Benfica do Ribatejo, Raposa e Fazendas de Almeirim, estando agendada para sábado à noite, em Benfica do Ribatejo, a atuação do Ensemble de Guitarras da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Dia 16, na igreja paroquial da Raposa, o poeta José Fanha junta-se ao fadista Guilherme Frazão e ao guitarrista Custódio Castelo para o espetáculo “A Voz e a Guitarra Portuguesa”. No dia seguinte, no Centro Cultural de Fazendas de Almeirim, realiza-se um concerto de guitarra portuguesa, guitarra clássica e acordeão, com os guitarristas João Vaz, João Chora e Vitor Moedas.

Dia 18, no cineteatro de Almeirim, realiza-se uma homenagem à pianista alpiarcence Leonor Leitão Cadete.

O encerramento do festival está marcado para as noites de 23 e 24, também no cineteatro, com espetáculos pelo grupo de guitarras “José Manuel Neto Trio”, na sexta-feira, e, no sábado, pelo guitarrista almeirinense e mentor do festival, Custódio Castelo.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves