banner rederegional casaPiaavisan2018

Categoria: Cultura

abrantesviriatosoromenhomarques

O impacto da Inteligência Artificial (IA) na organização do trabalho e no primado do pensamento humano é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes, que se realiza entre os dias 9 e 18 de novembro, e conta com o alto patrocínio da Presidência da República.

Viriato Soromenho Marques, Manuel Carvalho da Silva, Steven S. Gouveia, Leonel Moura, Nina Power, Luís Moniz Pereira, Jean Haentjens, Sara Fernandes e Luiz Oosterbeek são apenas alguns dos pensadores, académicos e investigadores, nacionais e internacionais, que vão marcar presença nas conferências previstas no programa.

“Serão nove dias a refletir, a debater e a desafiar os cidadãos a tomarem posição sobre um tema emergente que pode, ou não, ser uma ameaça para a humanidade”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes, que acrescenta que o festival se vai espalhar também pelos concelhos do Sardoal e Mação.

“a par dos painéis, o programa inclui apontamentos culturais com cinema, teatro, música e uma feira do livro”, explica a mesma nota, havendo ainda apresentação de livros, oficinas de filosofia com crianças nas escolas dos concelhos envolvidos; intervenções de rua, a atribuição do prémio “Jovem filósofo” e uma oratória livre por jovens abrantinos.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves