chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

Categoria: Cultura

pedro goncalves bandarilheiro

O bandarilheiro e ex-forcado Pedro Gonçalves, natural de Santarém, vai despedir-se das arenas no dia 21 de outubro, domingo, data em que completa 51 anos de vida.

A despedida vai ser feita na Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, numa corrida de homenagem, marcada para as 16h00, onde participam os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Ana Batista e Manuel de Oliveira, bem como os espadas Eduardo Oliveira, Nuno Casquinha, João Augusto Moura e Diogo Peseiro. Os toiros, cedidos por várias ganadarias, serão pegados por uma seleção de forcados amadores.

Sobrinho de Joaquim Gonçalves, um conceituado bandarilheiro já retirado, Pedro Gonçalves iniciou-se no mundo dos touros como forcado, em Azambuja, onde construiu uma carreira com grandes pegas, ao longo de cerca de uma década.

A convite do tio, já tinha começado a treinar para bandarilheiro, tendo apostado nessa carreira, estreando-se em agosto de 1989 e passando a sair na quadrilha, entre outros, de “Pedrito de Portugal” e de Parreirita Cigano.

Numa pequena biografia sobre Pedro Gonçalves, o conhecido crítico tauromáquico Ludgero Mendes, destaca a alternativa tirada no Campo Pequeno, a 5 de Setembro de 1991,onde teve como padrinho António “Badajoz”, que nessa mesma noite se despedia, Pedro Gonçalves passou a sair na quadrilha de consagrados matadores, entre eles “El Juli”, Cristina Sánchez, José Ortega Cano e Eduardo Oliveira. Fez também parte da quadrilha de cavaleiros bem conhecidos como Manuel Jorge de Oliveira e Ana Batista.

Nos últimos anos, optou por apenas sair na quadrilha de novilheiros e de matadores de toiros, preferencialmente em Espanha e, juntamente com o seu primo Luís Miguel Gonçalves, também bandarilheiro, fundou e dirige a Escola de Toureio “Joaquim Gonçalves” (o seu tio, pai de Luis Miguel), em Santarém.

As reservas de bilhetes para a corrida de despedida e homenagem, no dia 21, na Monumental Celestino Graça, podem ser feitas através do telefone 912 542 477.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis