app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

chamusca eh-toiro

A Câmara Municipal da Chamusca, em parceira com a Associação Eh! Toiro, estão a organizar a quinta edição do festival "Eh! Toiro - Festa Taurina", que este ano se realiza de 4 a 7 de outubro.

O programa inclui diversas atividades taurinas, com destaque para a corrida de toiros, no dia 5 de outubro, às 17h00, na praça de toiros da vila, com a atuação dos jovens cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e Salgueiro da Costa. A pegar os seis toiros da ganadaria Manuel Assunção Coimbra, da Chamusca, vão estar os dois grupos de forcados da vila - Amadores e do Aposento.

Do programa da festa taurina destaca-se ainda o concurso de cernelhas, a colocar em disputa as melhores duplas de forcados de vários grupos nacionais que, no dia 6 de outubro, pelas 15h00, estarão na Chamusca para um espetáculo taurino que promete grande espetacularidade e muita adesão do público.

No dia 7 de outubro, pelas 16h00, há uma demonstração de recortadores, acrobatas da festa brava que vão agarrar os espetadores a uma tarde de muita afición.

A Festa Taurina abre pelas 21h00 de dia 4 de outubro, véspera de feriado com atuação da Banda de Alcochete, seguindo-se o grupo de Sevilhanas Las Rocieras da Golegã, a banda Plano B e depois Dj Escybe.

No feriado de 5 de outubro, há um desfile de gala pela rua principal da Chamusca, a partir das 15h00, a anteceder a corrida de toiros. Ainda antes da tourada, atuará o Grupo de Danças e Cantares da SRV de Vale de Cavalos.  À noite, pelas 22h00, há largada de toiros na praça, concerto com “Los Desesperados” e atuação do DJ IRS.

No dia 6 de outubro, pelas 16h30, no intervalo do concurso de cernelhas na praça, atua também o Rancho Folclórico e Etnográfico da Carregueira. À noite, atua a Charanga Ramboia, há um encierro na rua principal da vila até à praça (pelas 22h00), e largada de toiros na praça, logo de seguida. Neste dia atua o grupo “El Camino” e Dj Pedro Galinha.

No último dia de festa, a 7 de outubro, realiza-se uma picaria no campo, pelo final da manhã, numa zona à entrada da vila. Pelas 17h00, há largada de bezerros na praça e às 18h, na tenda, atua o projeto “PP Criar Sorrisos”, seguindo-se sevilhanas com os grupos “Las Flamenquitas da Chamusca” e “Luna Flamenca”. A festa encerra com o fado dos “Amigos do Eh! Toiro”, uma manifestação cultural que diz tanto à Chamusca e faz parte da sua identidade.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves