app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

entroncamentofestivalMNFE

“Festival Vapor -A Steampunk Circus” é o nome do evento que vai animar o Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento (MNFE) com muita música, cinema, jogos, workshops e desfiles entre os dias 28 e 30 de setembro.

A iniciativa pretende celebrar o património ferroviário recorrendo à estética “Steampunk” dos

primórdios da revolução industrial, um estilo retro no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor.

O festival abre no dia 28 com “Duelos de Chá”, no Salão Vitoriano, pela Liga Steampunk Lisboa, seguido do espetáculo “Absurdium”, pelos Custom Circus.

Dia 29 , o evento arranca com “Crafts Fair Steampunk” e uma feira do livro, contando ainda com um carrocel vitoriano, minicomboio, quadriciclos ferroviários, jogos de tabuleiro, e modelismo ferroviário, entre outras atividades que se estendem também durante o dia seguinte.

Ainda no sábado, 29, há uma exposição de motas e automóveis clássicos, uma caça ao tesouro, um desfile cosplay e um duelo de Nerfs, com Katy O’Down a passar pelo festival para falar sobre steampunk no panorama internacional.

Ao longo da tarde serão exibidos os filmes “Volta ao Mundo em 80 dias” e “Wild Wild West”.

A noite termina com um concerto dos Dead Combo.

O último dia de festival conta com um workshop e show «Hip Hop Steampunk», pelo Professor Elemental e ainda uma oficina de escrita “What you see is (less) what you get”, pelo Fórum Fantástico.

Durante o dia, serão transmitidos os filmes “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Les Aventures

extraordinaires d’Adèle Blanc-Sec”.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves