app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

inssantarem

De 21 de junho a 23 de setembro, o centro histórico e alguns outros locais da cidade de Santarém vão transformar-se numa espécie de palco global, com atividades que vão dos simples concertos ao desporto, passando por ateliers, arte, gastronomia, percursos temáticos, sessões de cinema, peças de teatro e muitas outras atividades gratuitas, a maior parte ao ar livre.

Toda esta atividade resulta de mais uma edição do programa “Verão In. Str… é um Espanto”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém que envolve mais de cem agentes culturais e várias empresas.

Este ano, entre os vários destaques da programação, há a salientar algumas novidades, entre as quais o I Festival de Estátuas Humanas de Santarém, que se realizará nos dias 10 e 11 de agosto, nas ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, que serão "ocupadas" por 15 estátuas vivas, 12 delas a concurso e outras 3 que são artistas convidados, consagrados com vários prémios em Portugal e pelo mundo.

O Street Food In. Str “Magical Lights Food Fest” e Sound Set Feast é também uma novidade, uma vez que às já habituais carrinhas de Street Food, que ficarão no Jardim Portas do Sol, de 27 a 29 de julho, se juntará o festival de música “Sound Set Fest”. Em termos gastronómicos, além da comida típica portuguesa, asiática e mexicana, haverá cachorros, crepes, gelados, bolos da Hungria, tripas de Aveiro, tostas em pão folar e sandes em pão chapata e, pela primeira vez, uma roulotte espanhola com crepes.

Todos os veículos e o recinto vão estar iluminados com grinaldas de luzes para que os visitantes possam fotografar e postar vezes sem conta nas redes sociais. O objetivo é que seja um dos eventos mais fotografados do país.

No âmbito da iniciativa “Verão In Str… é um Espanto!” da Câmara de Santarém vai decorrer a 3ª edição dos “Menus História com Arte - Pombinhas de Santarém” que integra a componente In. Sabores.

Entre os meses de junho a setembro, o mundo rural vai apoderar-se das ruas do Centro Histórico, sempre aos sábados de manhã, das 10h30 às 12h30, com 13 agrupamentos folclóricos (e não só) do concelho e da região..

Haverá ainda visitas guiadas temáticas a título gratuito. Percursos sobre Garrett, azulejos e a Alcáçova.

Este ano, o ScalaBus In.Str volta a circular pelo Centro Histórico de Santarém entre 11 de julho e 8 de setembro, com um novo percurso, desta vez, com ligação ao Santarém Hotel. As viagens serão gratuitas (uma às 10 horas e outra às 11h30) num mini-autocarro que vai permitir à população e visitantes fazerem um circuito turístico pela cidade, de quarta-feira a domingo.

O In. Downtown está de regresso, todas as quintas-feiras, durante os meses de julho e agosto, para dar brilho e glamour às ruas do Centro Histórico de Santarém. São 9 noites de animação musical e performativa, malabares de fogo, dança, humor e magia, entre outras.

O In. Agenda terá seis palcos e centenas de espectáculos, não só no planalto da cidade (jardim Portas do Sol, largos do Seminário e Padre Chiquito, Praça Velha, Pátio 102), mas também na Ribeira de Santarém.

Custódio Castelo, Três Bairros, Pedro Barroso e Olavo Bilac são apenas alguns nomes que atuarão na cidade, neste caso no Largo do Seminário.

Outra das novidades é o “Pictorin”- Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém, que terá lugar de 1 a 10 de setembro com 13 artistas oriundos do Brasil, Dinamarca, Inglaterra, França, Polónia, Nigéria e Portugal.

Os artistas vêm fundamentalmente trabalhar o Centro Histórico: vê-lo e recriá-lo.  As ruas vão servir de cenário e o evento culmina com duas exposições.

Referência ainda ao cinema às quartas no Largo Padre Chiquito, com exibição de vários filmes, entre os quais "Submarino Amarelo", de George Dunning, no dia 4 de julho, às 22h00.

No Palácio Landal, a partir de 28 de junho e até 23 de setembro, estará patente uma exposição coletiva com obras de todos os artistas que integraram o In. Artes, nas diferentes galerias, desde a primeira edição do “Verão In Str… é um Espanto!” em 2015.

O Jardim Portas do Sol servirá de cenário à exposição fotográfica de rua “Tejo…Vida e Agonia de um rio”, que inclui 28 fotografias distribuídas por 4 painéis/módulos temáticos.

Abertura com concerto da soprano Hélia Castro

O projeto In. Str foi apresentado esta quinta-feira, 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, pela vereadora com o pelouro da Cultura, Inês Barroso, e pelo coordenador do projeto, Nuno Domingos, e contou com a presença de boa parte dos artistas e patrocinadores.

“A revitalização do centro histórico não cabe só aos comerciantes, ao município ou à Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, mas sim a todos nós. Se cada um de nós der contributos seguramente conseguiremos dar vida ao nosso Centro Histórico que tanto amamos”, referiu Inês Barroso.

O espetáculo de lançamento da iniciativa “Verão In. Str… é um Espanto!” realiza-se no dia 15 de junho, às 21h30, no grande Auditório do CNEMA, num espetáculo com a soprano Hélia Castro, a mezzo-soprano, Ema Viana e o tenor Carlos Guilherme acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço.

As entradas são gratuitas e deverão ser levantadas no Posto de Turismo de Santarém ou no próprio dia no CNEMA.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis