app chamuscabanner festas coruche

Categoria: Cultura

O Rancho Folclórico “Ceifeiras e Campinos” de Azambuja e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima organizam, no dia 9 de junho, sábado, os seus habituais festivais de folclore.

No caso do 33º Rancho Folclórico “Ceifeiras e Campinos” de Azambuja, o evento realiza-se no Largo do Município, a partir das 15h00, com a realização de um “Mercado à Moda Antiga” onde não faltarão várias bancas com venda de produtos e “comes-e-bebes” num contexto de recriação etnográfica.

Após o jantar convívio entre os grupos, todos os participantes farão o habitual desfile, previsto para as 21h00, desde a Junta de Freguesia de Azambuja até ao Largo do Município, onde estará instalado o palco do festival. As atuações terão início às 21h30.

Este ano os convidados são o Grupo Folclórico Lavradeiras da Meadela, de Viana do Castelo; o Rancho Folclórico do Clube das Arroteias, de Alhos Vedros - Setúbal; o Rancho Regional de Argoncilhe, de Santa Maria da Feira -  Aveiro; e o Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova, de Sernache - Coimbra.

Além do rancho anfitrião, o programa apresenta ainda a participação especial de campinos da Herdade da Adema, do grupo Avieiros de Azambuja e do rancho juvenil da casa “Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”.

Já o festival do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, este ano intitulado “Um dia de Tradições”, animará a tarde e noite de sábado no espaço do parque de estacionamento anexo à Escola Básica e à Junta de Freguesia da localidade.

A iniciativa vai arrancar pelas 15h30, com vários jogos tradicionais e atividades ilustrativas de outras épocas. No recinto, não faltarão bons petiscos, que vão dos couratos, caracóis e moelas até ao porco no espeto.

A partir das 21h30, será a vez do folclore proporcionar a todos uma mão cheia de demonstrações das danças e cantigas típicas de várias regiões de Portugal. Em palco estarão as tradições açorianas trazidas pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Castelo Branco, da Ilha do Faial; mas também do Algarve, representado pelo Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, de Castro Marim; da Beira Litoral, com a atuação do Rancho Folclórico Cabeça de Veado, de Porto de Mós; e do quase vizinho Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo.

A apresentação final ficará a cargo do grupo adulto da coletividade anfitriã, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima. Depois do folclore, lá pela meia-noite e meia, anuncia-se um baile para encerramento da festa.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis