app chamuscabanner festas coruche

Categoria: Cultura

almeirimFIFCAarranque

A 6ª edição do Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) está espalhado por cinco concelhos do Ribatejo até ao próximo sábado, 28 de abril, com um vasto programa de exibições, galas e atuações.

A habitual cerimónia do hastear das bandeiras, realizada em Almeirim, com representantes de todas as entidades envolvidas na organização, marcou o arranque desta iniciativa, que se realiza de dois em dois anos e tem vindo a registar um crescimento assinalável desde a sua primeira edição.

Este ano, o festival traz a Portugal cerca de 150 elementos de seis comitivas estrangeiras, vindas da Roménia, Bulgária, México, Colômbia, Egipto e Argélia, e que representam as tradições etnográficas de cada país.

A organização estima atingir um total de 60 mil espetadores, nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos, os cinco municípios ribatejanos que acolhem o FIFCA 2018, um evento que, pela sua dimensão e número de atividades paralelas, há muito que ultrapassou a dimensão de um simples festival de folclore.

Além das galas de exibição em vários cineteatros dos concelhos que participam no FIFCA, os grupos de dançarinos estrangeiros vão passar por escolas, centros de dia e outras instituições da região.

A programação completa pode ser consultada na página da Internet ou no Facebook do FIFCA 2018.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis