app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

O Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo vai receber, de 27 de abril a 1 de maio, a trigésima edição da Festa do Vinho, que este ano mantém o chocolate como convidado especial.

Durante estes cinco dias, os visitantes têm ao seu dispor exposição, venda e provas de vinho e chocolate, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e um espaço dedicado às crianças, para além de muita animação.

O certame abre portas no dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 15h30, com o seminário As Adegas Cooperativas e Novos Mercados, que vai pôr à conversa os profissionais do setor. O seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2017 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo, organizado anualmente pela autarquia. Os vinhos premiados serão os protagonistas da prova que encerrará o seminário.

A cerimónia de inauguração terá lugar às 19h00, com a presença da música popular portuguesa, pelo grupo Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo, que vai abrir o programa de animação da Festa.

Às 21h00 será inaugurado o espaço de showcooking. Os vinhos Rui Franco são os protagonistas escolhidos pelos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, para a segunda prova do dia, conduzida pelo enólogo Hernâni Magalhães. A noite continua nas tasquinhas regionais, ao som do DJ Thiago Riko.

No sábado, as tasquinhas reabrem às 12h00, e às 15h00 tem início um dos ateliers de Chocolate Mini-Chef, que vai repetir-se no domingo e na terça-feira. Às 16h30 actua o Grupo de Bombos de S. Marçal de Ponte de Lima, e às 17h00 a zona de showcooking recebe a enóloga Maria Vicente, da Casa 1927, e a Escola Profissional de Vale do Tejo, que voltará às 19h00, para uma prova comentada de cocktails.

O Grupo de Dança Desportiva da Sociedade Filarmónica Cartaxense sobe ao palco da Festa às 17h30 para contagiar todos com a sua energia. E como o dia seguinte também é de descanso, a noite de sábado pode muito bem ser passada em grande diversão com o concerto dos Ús Sai de Gatas, que ocupam o palco às 22h00.

29 de abril, domingo, é dia de convidar as mães a ir à festa e, a "Chiclateira" vai andar pela Festa a “dar música” ao domingo – no espaço das tasquinhas às 16h00 e às 18h00. Às 16h00, os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo vão ser postos à prova e comentados pelo enólogo que lhes dá corpo, Pedro Gil. A partir das 18h00, serão os vinhos Casal da Fonte em destaque.

Às 17 horas, a musica é com o Grupo de Dança Hip Hop do Ateneu Artístico Cartaxense, e, a partir das 22h00, sobe ao palco a Banda d’Ká.

30 de abril, segunda-feira, véspera de feriado, a Associação de Municípios do Vinho, faz 11 anos e tendo nascido no Cartaxo, escolheu o Cartaxo para fazer a festa de aniversário. No Pavilhão Municipal de Exposições, vai falar-se sobre Educar para o Vinho, num workshop que se inicia às 17h00. Às 21h00, as Comemorações decorrem no Centro Cultural do Cartaxo e contam com dois momentos de destaque, a cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio AMPV e a Homenagem Nacional a Vasco d’ Avillez.

No Pavilhão Municipal de Exposições, a Festa do Vinho & Chocolate continua com uma prova de vinhos às 18h00, a mesma hora a que se inicia um atelier infantil. Às 22h00 dance e divirta-se com os Carapaus, Azeite e Alho.

No último dia, 1 de maio, feriado nacional, o momento alto chega logo pela manhã com o Dia do Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros. No recinto da Festa a tradição afirma-se desde tenra idade, com os mais novos a mostrar a etnografia e as danças regionais, é o Festival de Folclore Infantil, que sobe ao palco às 15h00.

Durante a tarde, às 16h00, há ainda tempo para a última prova comentada de vinhos, conduzida pela enóloga Verónica Pereira, que apresentará os vinhos Casal do Conde. Às 17h30, a Chef Marta Simões, com a A Caverna da Marta, vai estar num showcooking, que o convida a descobrir a Paleo Food e os vinhos da Quinta da Ribeirinha, pelo enólogo César Machado.

Na Praça de Touros do Cartaxo, os aficionados têm na Novilhada, que tem início marcado para as 17h00, a certeza de uma tarde divertida, enquanto no Pavilhão Municipal de Exposições, o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa, sobe ao palco às 18h30 para que o melhor da música tradicional portuguesa encerre a animação da Festa. Até às 22h00, as tasquinhas regionais continuam a servir iguarias de todas as freguesias.

Este ano as tasquinhas estão entregues ao Rancho Folclórico do Cartaxo, Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa, Casa do Povo da Ereira, Sociedade Filarmónica Incrível Potevelense, O Tejo – Centro de Dia e ATL de Valada, Associação Cultural e Recreativa de Vale da Pedra - "Bola", União Desportiva e Recreativa de Vale da Pinta, "Os Cinquentões".

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis