banner chamusca portabanner25abril

micromineiro slidecoruche sabores-tasquinhas

Categoria: Cultura

cartaxoalbertamarquesfernandes

A biblioteca municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, recebeu a jornalista Alberta Marques Fernandes, que apresentou o seu último livro, “Mulheres na Política – Retratos na Primeira Pessoa”, no âmbito da rubrica “Conversas com Livros Dentro”.

Mais do que apresentar a obra, a autora deu a conhecer as sete mulheres que lhe dão corpo, contando as suas histórias pessoais e profissionais, “os sonhos e os desafios que enfrentam”, num universo que é ainda maioritariamente masculino.

Os retratos na primeira pessoa são de Assunção Cristas, Catarina Martins, Cecília Meireles, Isabel Moreira, Mariana Mortágua, Rita Rato e Teresa Leal Coelho, onde a jornalista dá conta das suas origens, tanto familiares como sociais, e culturais de cada uma, mostrando o seu percurso nos partidos a que pertencem, e as suas motivações pessoais e políticas, entre outros aspetos.

Partindo das figuras que dão corpo ao livro, a conversa com Alberta Marques Fernandes evoluiu para um debate sobre a igualdade de género e a transformação do papel da mulher na sociedade.

Cerimónia de Apresentação Santarém Cup 2018