chamusca ehtoiromicromineiro slide

Categoria: Cultura

cartaxoantigofernandovalente

O cartaxeiro Fernando Valente lançou há poucos dias um novo projeto audiovisual que pretende mostrar como era a cidade do Cartaxo nos anos 80 e 90 do século XX, partindo de um espólio composto por 700 cassetes VHS.

O projeto chama-se “Cartaxo Antigo” e tem já um canal no YouTube com o mesmo nome, lançado no passado dia 5 de março, onde Fernando Valente pretende mostrar a digitalização de vários eventos decorridos no Cartaxo entre 1987 e 1996.

Entre eles, estão imagens de verdadeiros ícones entretanto desaparecidos da cidade, como o bar Coice da Mula ou o cine teatro Ribatejo.

“O processo de digitalização é demorado, mas os sorrisos e a nostalgia causada pelas memórias de outros tempos, e até pela peculiar imagem gasta do VHS, compensam totalmente o tempo despendido em frente ao vídeo e ao computador”, explica Fernando Valente, acrescentando que tem recebido mensagens de apoio muito positivas através das redes sociais.

O projeto “Cartaxo Antigo” pretende também honrar a memória de Jorge Valente, pai de Fernando, e responsável pela criação dos filmes.

“Estas centenas de horas filmadas são um precioso legado que honra a nossa construção enquanto comunidade e merece ser disponibilizada para todos, através das redes sociais. É esta a forma de homenagear o meu pai, que sei que também gostaria de homenagear todos os cartaxeiros", sublinhou Fernando Valente à Rede Regional.

O lançamento oficial acontece esta sexta-Feira, 9 de março, no “Barley´s” bar, onde serão projetadas cerca de 4 horas de cassetes do espólio do “Cartaxo Antigo”.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis