chamusca natalmicromineiro slide

Categoria: Cultura

salvaterramuseuescaroupim

O museu “Escaroupim e o Rio”, situado na pequena aldeia avieira do concelho de Salvaterra de Magos, recebeu cerca de 8800 visitantes no seu primeiro ano de existência, tendo em conta que foi inaugurado a 25 de fevereiro de 2017.

Além de muitas famílias e visitantes a título individual, nacionais e estrangeiros, o espaço também foi procurado por muitos grupos integrados em excursões, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Salvaterra.

O museu resulta da reabilitação e ampliação da antiga escola primária da aldeia avieira, num investimento de mais de 150 mil euros, e tem um percurso expositivo que dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana na região.

Para complementar este museu e o Núcleo Museológico da Casa Típica Avieira, no âmbito da estratégia de promoção do concelho, a autarquia vai avançar para a reabilitação do dique do Escaroupim e para a requalificação da aldeia no que diz respeito ao tratamento dos passeios, zonas de lazer e do Largo dos Avieiros.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves