app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

santaremFITIJprofissoes

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ) vai juntar quatro scalabitanos de reconhecido sucesso profissional para falar sobre o lado artístico das suas profissões.

Esta conversa, intitulada “Filhos da Terra”, vai decorrer na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, e vai juntar médico Carlos Calado, as professoras Clara Brito e Célia Barroca, e a enfermeira Carla Ferreira.

“Este encontro tem em comum o facto de todos terem a sua profissão diária e, paralelamente, terem realizado estudos ligados a uma área artística”, explica uma nota do FITIJ, que acrescenta que “cada profissional vai apresentar os resultados das suas pesquisas e reflexões que evidenciam as características de cada área artística na sua relação com a respetiva área de trabalho”.

O neurocirurgião Carlos Calado, doutorado em Psicologia, evoca a música na dor, analisando os efeitos que os sons podem ter nestes doentes, ao passo que a professora Célia Barroca, doutorada em Ciências da Educação, analisa a expressão dramática, a história e os altos e baixos do teatro de amadores na freguesia de Riachos, concelho de Torres Novas.

A também professora Clara Brito, doutorada em Belas Arte), aborda os paradigmas que conduziram a educação artística nas disciplinas de desenho e educação visual no sistema de ensino público, e a enfermeira em saúde mental Carla Ferreira, do departamento de psiquiatria do Hospital de Santarém, falará sobre o projeto “INcluir”, em particular dos contributos da arte ao nível da ansiedade e do estigma nas pessoas com doença mental.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis