chamusca appmicromineiro slide

Categoria: Cultura

sopa pedra alges

O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, foi um dos muitos voluntários que no sábado, 27 de janeiro, se associou à distribuição de mil litros de Sopa da Pedra a pessoas sem-abrigo e com necessidades sociais da zona de Algés, em Lisboa.

A iniciativa, que decorreu no mercado de Algés, contou igualmente com a participação da Confraria Gastronómica de Almeirim, cujos confrades orientaram a confeção dos mil litros da sopa típica de Almeirim. Ao todo, as 10 panelas levaram 120kg feijão, 120kg batatas, 35kg chouriços, 35kg morcelas, 45kg farinheiras e 200kg chispe, entre outros ingredientes.

A organização estima que a sopa tenha servido para alimentar entre 2 500 a 3000 pessoas, por isso, algumas malgas foram oferecidas aos curiosos que visitarem o mercado no sábado de manhã.

A ação solidária fez parte do festival Os Sabores de Portugal, que decorre no mercado de Algés até 11 de fevereiro, e que nesta semana se dedica ao centro do País.

A iniciativa contou o acompanhamento de vários meios de comunicação, entre eles aa RTP, através do programa “Agora Nós”, onde Tânia Ribas e José Pedro de Vasconcelos e toda a equipa se associou à ideia e à causa e falaram com os responsáveis pela elaboração da Sopa, nomeadamente Rui Figueiredo, presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Destaque ainda para a presença e animação do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, que também se associou a este gesto solidário.

Santarém: Carnaval Escolar