app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Cultura

insantarem

A iniciativa cultural da Câmara de Santarém “Verão In. Santarém… é um Espanto!” vai prolongar-se pelo menos durante os próximos quatro anos. A decisão foi tomada esta quinta-feira, 11 de janeiro, numa reunião onde participaram representantes da autarquia e cerca de três dezenas e meia de agentes culturais do concelho de Santarém.

Em cima da mesa esteve a revisão do acordo com os parceiros do projeto e a vontade dos diversos movimentos associativos de construir para a edição do 2018 do “Verão In. Santarém… é um Espanto!" uma programação cultural qualificada, variada, participada e inclusiva.

“Esta iniciativa, desde que começou em 2015, não para de crescer. Passámos de 30 mil espectadores em 2015 para 70 mil em 2017”, explicou a vereadora da Cultura da autarquia scalabitana, Inês Barroso, acrescentando que “o caminho no deserto já foi feito".

"Agora há que encontrar novos contributos, novos desafios para que este projeto cultural interrogue os cidadãos e não apenas provoque agrado. (...) Com o “Verão In. Santarém… é um Espanto!”’ registou-se “uma transformação gigante. Incutiu-se o gosto das pessoas saírem de casa de partilharem e frequentarem espaços públicos uma vez que o Centro Histórico é um local para ser vivo e vivido”, concluiu a responsável.

Nesta primeira reunião plenária foi ainda nomeada uma equipa de seis pessoas (António Canavarro, Carlos Oliveira, Catarina Ferreira, Carlos Amado e Nuno Domingos, mentor do projeto) para rever o texto do acordo de parceria e se necessário adequa-lo à realidade de hoje, passados três anos sobre a sua assinatura inicial.

O projeto In.Str incide sobre o Centro Histórico da Cidade e pretende afirmar-se pela inclusão de todos os agentes culturais interessados.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis