chamusca appbanner25abril

micromineiro slidecoruche sabores-tasquinhas

Categoria: Cultura

tareka

A conhecida atriz Maria Teresa Ramalho, mãe do ator Tozé Martinho, que nos meios artísticos era conhecida por Tareka, morreu na madrugada desta terça-feira, 2 de janeiro, no Hospital da CUF, em Lisboa, aos 90 anos.

Nascida a 22 de novembro de 1927, em Lisboa, Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves de Morais Sarmento Ramalho, residia em Salvaterra de Magos, na Herdade das Gatinheiras, desde agosto de 1961, quando se casou com o ganadeiro ribatejano João Ramalho.

Escritora, com o pseudónimo de Ângela Sarmento, Tareka encontrava-se internada na CUF Lisboa desde 12 de outubro.

O corpo da atriz, que era também irmã da escritora Isabel da Nóbrega e mãe da escritora Ana Maria Magalhães, autora da série "Uma Aventura", e do médico Manuel Maria Martinho, seguirá ainda esta terça-feira para Salvaterra de Magos e o funeral realizar-se-á na quarta-feira de manhã.

A carreira de atriz iniciou-a já casada, sem que nunca tenha ousado dizer ao pai que queria ser atriz. Era, contudo, o marido que a apoiava e quem a levava aos estúdios onde gravava as telenovelas.

Tornou-se conhecida do grande público como Tareka, em 1976, no concurso televisivo "A visita da Cornélia", em que, com o filho Tozé Martinho, formou uma das principais equipas deste programa da RTP.

Participou em várias produções televisivas, sobretudo telenovelas, algumas escritas pelo filho, ator e argumentista. Fez parte do elenco de "Origens", "Ricardina e Marta", "Palavras Cruzadas", "Roseira Brava" e "Estátua de Sal", na RTP, "Dei-te Quase Tudo", "Olhos de Água" e "Todo o Tempo do Mundo", na TVI, entre outras produções.

Na SIC, entrou na série "Uma Aventura", inspirada nos livros de sua filha Ana Maria Magalhães, escritos em parceria com Isabel Alçada.

Cerimónia de Apresentação Santarém Cup 2018