chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

Categoria: Cultura

 mural dream walkers

Chama-se “Dream Walkers” (caminhantes do sonho, em português) e é o mais recente mural urbano de Santarém, situado na Rua Vasco da Gama, nas traseiras do W Shopping.

Criado por Francisco Camilo, um jovem artista de Santarém, que estudou Artes na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, situada na mesma cidade, o mural representa, nas palavras do autor, figuras que atuam como musas da capital Scalabitana.

francisco camilo“São musas que anunciam a mudança, voam num espaço etéreo e transportam consigo uma cidade que se elevará ausente do peso da materialidade. Figuras como uma espécie de elementais. Umas musas que anunciam a era da mente e a emancipação cultural das terras lusas. Dos seus cabelos, raízes e corpos etéreos saem formas tridimensionais (emergem literalmente da parede), formas que evidenciam esta fuga daquilo que é apenas a representação para atuar no mundo real”, descreve Francisco Camilo.

O mural foi inaugurado esta sexta-feira, 22 de dezembro, colocando assim ponto final a um trabalho criado na sequência do FITIJ 2015, Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude.

A pintura teve início durante a edição deste ano do FITIJ, que também tem como objetivo dar a conhecer os novos valores artísticos emergentes do concelho e criar marcas distintivas que possam ser uma referência, no modo como os Scalabitanos passam a olhar a cidade e os seus equipamentos.

O jovem artista Scalabitano já espalhou o seu talento pictórico, nos últimos anos, em vários países da Europa, nomeadamente Roménia, Irlanda, Inglaterra e Portugal.

Comentários   

 
0 #1 Hugo Mendes 27-12-2017 08:47
Talvez tivesse mais interesse que a foto mostrasse o mural no seu todo, ao invés de todos que de alguma forma acorreram a tirar a aproveitamento do feito.
Citar
 

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis