chamusca appcoruche sabores-tasquinhas

Categoria: Cultura

santaremjoseraimundonoras

O historiador José Raimundo Noras vai apresentar a obra "Notícia Histórica e Topográfica da Vila de Alcanede", de Simão Froes de Lemos, no salão nobre da Junta de Freguesia de Pernes, concelho de Santarém, no próximo dia 9 de dezembro, às 16 horas.

Nascido em Pernes, Simão Froes de Lemos escreveu a obra em 1726, que agora volta a disponível ao público em edição impressa do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).

O livro resulta da investigação de Raimundo Noras, que propõe uma abordagem biográfica de Froes de Lemos, bem como uma análise histórico-literária do manuscrito, abordando as várias cópias localizadas em arquivos.

O texto oferece testemunhos com quase três séculos sobre os costumes, a história e o património cultural e natural da região, apresentando, por exemplo, um interessante relato sobre as grutas da serra de Mira d’Aire.

Simão Froes de Lemos (1675-1759) foi militar (capitão de infantaria e nas armadas), erudito e literato, tendo falecido em Alcanede, onde está sepultado na Igreja Matriz.

Cerimónia de Apresentação Santarém Cup 2018