chamusca pinoquioTecfresh17

Categoria: Cultura

A quarta edição das Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos realiza-se este ano entre os dias 15 e 24 de setembro. A iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal, junta várias atividades desde recriações históricas e exposições, ao lançamento da revista cultural Magos e do livro infantil de Isabel Stilwell, entre outros espetáculos de época e de Falcoaria.

O objetivo das jornadas é dar a conhecer a história e a identidade do concelho através da dinamização de atividades de índole cultural, com a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, edifício único na Península Ibérica, e um dos poucos na Europa, a ter um lugar de destaque na programação.

Este ano, as Jornadas de Cultura vão também servir para assinalar as comemorações dos 500 anos da outorga do foral a Salvaterra de Magos por D.Manuel I.

O programa arranca no dia 15 de setembro (sexta-feira), pelas 21horas, com uma encenação que irá retratar a chegada do Infante D. Luís a Salvaterra de Magos num espetáculo único e exclusivo que irá decorrer no exterior da Capela Real de Salvaterra de Magos.

Nessa noite será também lançado o número 4 da revista cultural MAGOS, que este ano terá uma edição especial dedicada aos 500 anos do foral manuelino. A fechar o programa desse dia destaque para o concerto com Vox Angelis, pelas 22horas, no exterior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

No dia 16 de setembro (sábado), pelas 16horas, será lançado o 4º livro infantil relacionado com a Falcoaria Real. Desta vez, a história tem a assinatura da jornalista e escritora Isabel Stilwell. A Câmara Municipal sugere, à semelhança de anos anteriores, que em troca de um livro autografado, as crianças entreguem embalagens de cereais que serão posteriormente distribuídas pela Loja Social às famílias carenciadas.

À noite, 21h, o pátio interior da Falcoaria recebe uma Noite de Fados.

O dia 17 de setembro (domingo) é dedicado a um conjunto de atividades ligadas à prática da Falcoaria, desde logo voos de treino e preparação de aves, exibição de um filme e workshop sobre a técnica de colocação de arnês de telemetria.

As Jornadas de Cultura continuam no fim de semana seguinte com a apresentação do livro “Territórios Vinhateiros” pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e uma homenagem ao professor Carlos Matias, no edifício do Cais da Vala.

No dia 24 de setembro (domingo) serão assinaladas as Jornadas Europeias do Património com um passeio histórico pela toponímia da vila de Salvaterra de Magos, pelas 10h30, e a entrega de diplomas e prémios aos participantes da 2ª edição do Prémio Infante D. Luís às Artes em Pintura e Escultura, no auditório do Cais da Vala, pelas 15horas.

Também durante este fim de semana irá decorrer o Torneio de Futebol Sénior do Município de Salvaterra de Magos com jogos a decorrer ao sábado e domingo no Campo da Pedrinha em Salvaterra de Magos.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis