chamusca appTecfresh17

Categoria: Cultura

macaopereiroruasfloridasprep

A aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, promete voltar a tornar-se na capital das ruas enfeitadas entre os dias 22 e 27 de agosto, durante mais uma edição das suas festas populares em honra de Nossa Senhora da Saúde.

“Os céus das ruas vão transformar-se em autênticos jardins suspensos, que vão maravilhar os naturais e forasteiros”, anuncia a organização, que promete muitas surpresas para a edição deste ano.

Uma das surpresas para esta edição vai ornamentar o Largo do Arraial, o maior da aldeia, onde será montada uma rosa-dos-ventos gigante, seis metros de altura e trinta de largura, e que aspira ser a maior estrutura do género alguma vez montada em Portugal.

Esta rosa-dos-ventos leva qualquer coisa como 4.500 flores artificiais de cores verdes, vermelhas, azuis e amarelas, 4.500 metros de cordel, 550 metros de “cortados” e 12.000 agrafos, a que se juntam oito luzes intermitentes para acender as letras iniciais dos oito principais pontos cardeais.

Para construir o seu suporte, segundo a organização, foram necessários 14 postes de metal com seis metros de altura, e mais 65 metros de comprimento desses tubos para ligar os postes no topo, circundando todo o largo com 160 argolas onde serão atados outros tantos cordéis com flores e “cortados”.

Para fixar os tubos foram gastos mais de 100 metros de arame.

Além do largo principal, também a entrada principal para o recinto das festas passará a ser iluminado com seis candeeiros e terá uma nova ornamentação lateral.

Junto à sede da coletividade da aldeia, será montada uma rosa gigante com dois metros de largura e 1,50 metros de altura, composta por mais de 5.000 flores artificiais.

Comentários   

 
0 #1 Joao Garcia 11-08-2017 09:43
Oi Olá
Linda manifestação popular, é bonito de se ver o povo se unir para comemorar uma data religiosa. Ainda mais com esses adornos, mostra como o povo é unido.
Parabéns a todos !
Citar
 

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis