chamusca appfestival bike2017

Categoria: Cultura

pombinhas santarem

A versão 2017 das “Pombinhas de Santarém”, incluída na segunda edição dos Menus com História, uma iniciativa do projeto “Verão In Santarém é um Espanto”, foi apresentada na manhã desta terça-feira, 11 de julho, no Bar Ribatejo, aberto há 75 anos na rua Guilherme de Azevedo.

As Pombinhas de Santarém resultam de uma mistura de massa para pão e bolo adocicado em forma de pomba, são apontadas como símbolo do culto do Divino Espírito Santo, festejado na zona de Santarém e na região circundante, e integram a história gastronómica da cidade.

Segundo a tradição, as Pombinhas de Santarém celebram a amizade e a reconciliação e terá feito parte do bodo que era distribuído aos pobres, no Dia de Pentecostes, data que é assinalada 50 dias depois da celebração da Páscoa.

A presente campanha, em vigor até 23 de setembro, conta com a adesão de 16 estabelecimentos comerciais, que vão disponibilizar menus que incluem as Pombinhas como elemento fulcral, em conjunto com os produtos alimentares das duas empresas patrocinadoras: fiambre e presunto da Nobre e os sumos da Compal.

Os aderentes à iniciativa são Geladaria Pascoallini, Café Cidadão, Pastelaria Canto da Cruz, Bar Ribatejo, Restaurante Feitó Bife, Marques & Montes Lda . – Pastelaria da Rodoviária do Tejo, Café Mapa Galego – W Shopping, Pastelaria Santa Clara I, II, III e IV, Pastelaria Central, Pastelaria Monte Carlo, Café Doce Momento, Pastelaria Delícia e Pastelaria Flamingo.

Comentários   

 
+2 #1 Carlos Manuel Rodrig 11-07-2017 13:59
Deviam também fomentar a sua venda na estação da CP como era antigamente. Na estação da Régua ainda vendem os rebuçados da Régua. Porque não as Pombinhas na Esatação de Santarém?
Citar
 

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis