chamusca appmicromineiro slide

Categoria: Cultura

pombinhas santarem

A versão 2017 das “Pombinhas de Santarém”, incluída na segunda edição dos Menus com História, uma iniciativa do projeto “Verão In Santarém é um Espanto”, foi apresentada na manhã desta terça-feira, 11 de julho, no Bar Ribatejo, aberto há 75 anos na rua Guilherme de Azevedo.

As Pombinhas de Santarém resultam de uma mistura de massa para pão e bolo adocicado em forma de pomba, são apontadas como símbolo do culto do Divino Espírito Santo, festejado na zona de Santarém e na região circundante, e integram a história gastronómica da cidade.

Segundo a tradição, as Pombinhas de Santarém celebram a amizade e a reconciliação e terá feito parte do bodo que era distribuído aos pobres, no Dia de Pentecostes, data que é assinalada 50 dias depois da celebração da Páscoa.

A presente campanha, em vigor até 23 de setembro, conta com a adesão de 16 estabelecimentos comerciais, que vão disponibilizar menus que incluem as Pombinhas como elemento fulcral, em conjunto com os produtos alimentares das duas empresas patrocinadoras: fiambre e presunto da Nobre e os sumos da Compal.

Os aderentes à iniciativa são Geladaria Pascoallini, Café Cidadão, Pastelaria Canto da Cruz, Bar Ribatejo, Restaurante Feitó Bife, Marques & Montes Lda . – Pastelaria da Rodoviária do Tejo, Café Mapa Galego – W Shopping, Pastelaria Santa Clara I, II, III e IV, Pastelaria Central, Pastelaria Monte Carlo, Café Doce Momento, Pastelaria Delícia e Pastelaria Flamingo.

Comentários   

 
+2 #1 Carlos Manuel Rodrig 11-07-2017 13:59
Deviam também fomentar a sua venda na estação da CP como era antigamente. Na estação da Régua ainda vendem os rebuçados da Régua. Porque não as Pombinhas na Esatação de Santarém?
Citar
 

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões