chamusca appmicromineiro slide

Categoria: Cultura

festa templaria

A cidade de Tomar vai acolher, de 6 a 9 de julho, mais uma edição da Festa Templária. No cenário histórico e natural que acolheu a sede da Ordem do Templo em Portugal, será feita a recriação do cerco ao castelo em 1190, bem como o sempre espectacular cortejo nocturno.

O evento inclui uma feira de artesanato alusivo à época, um festival de cozinha medieval nos restaurantes locais, petiscos nas tasquinhas, jantar real no Convento de Cristo, visitas culturais e recriações de um acampamento templário, com personagens históricas, danças medievais, treino dos homens de armas, ofícios, cenas da vida na taberna e jogos medievais.

A abertura oficial da Festa será às 18 horas de quinta-feira, dia 6, na Praça da República, seguida de cortejo pelo centro histórico até ao Mouchão Parque, onde decorrerá grande parte das actividades. Nessa noite, pelas 23 horas, acontecerá a primeira sessão da recriação do cerco ao castelo, que será repetida na sexta à mesma hora (entrada gratuita mas sujeita à lotação do espaço).

Na sexta-feira haverá um jantar real (no Convento, às 20 horas, com bilhetes à venda no Posto de Turismo Municipal: 30 €). No sábado, o principal destaque irá para o cortejo nocturno que sai do castelo às 22 horas.

No Mouchão, a feira de artesanato estará aberta na quinta e na sexta das 18 às 24 horas, sábado das 12 às 24 e domingo das 12 às 23. Por seu turno, as tasquinhas estarão abertas na quinta entre as 18 e as 24, na sexta das 18 às 2 da manhã, no sábado do meio-dia às 2 da manhã e no domingo do meio-dia às 23 horas.

O festival de cozinha medieval decorre nos restaurantes aderentes, de quinta a domingo. Nas manhãs de sábado e domingo haverá visitas culturais às 10 horas (inscrições até 5 de Julho no Posto de Turismo Municipal: 3 €).

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões