chamusca pinoquioavisan2017

Categoria: Cultura

enguias 03

As duas primeiras semanas da campanha gastronómica do Mês da Enguia, que decorre no concelho de Salvaterra de Magos até ao dia 2 de abril, já foram consumidas duas toneladas e meia de enguias.

Os números são da autarquia salvaterrense, que organiza o evento, e referem-se à quantidade deste ciclóstomo consumida nos 19 restaurantes aderentes à edição deste ano, a 21ª.

As opções são variadas e vão da enguia frita com arroz de feijão ao ensopado ou caldeirada de enguias (os três pratos mais pedidos) mas também há quem opte pelas inovações mais recentes, como a espetada de enguias, as enguias à lagareiro, grelhadas ou a massada de enguias, entre outras.

Segundo a Câmara de Salvaterra de Magos, paralelamente à campanha gastronómica, os visitantes têm aproveitado para conhecer as várias exposições patentes em diferentes espaços municipais, nomeadamente na Falcoaria Real, na casa típica avieira e no Museu “Escaroupim e o Rio”, bem como para desfrutar da beleza do Tejo através dos passeios de barco no rio.

A Feira de Artesanato e Produtos Regionais, que se realiza no Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos, tem contado com casa cheia nos diversos espetáculos já realizados e na visita aos expositores ali presentes.

 

Aproxima-se mais um fim de semana muito animado

Para o próximo fim de semana estão marcadas várias atividades dinamizadas pela autarquia e pelas associações e coletividades do concelho.

No sábado, 18 de março, há Exposição de Automóveis Clássicos ACP, no Cais da Vala, e Praça ComVida, pelas 11 horas, no Mercado Municipal de Salvaterra de Magos com showcooking “Enguias à Profissional” pela Chef Noélia Costa e Chef Gisela Chaves.

Na Feira de Artesanato e Produtos Regionais haverá diversas atuações musicais com destaque para a visita do Avô Cantigas e a sua netinha Rita, no domingo, Dia do Pai, pelas 16horas.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis