chamusca pinoquioavisan2017

Categoria: Cultura

espaco jackson

O Espaço Jackson, que acolhe várias associações culturais e desportivas de Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra, vai ser requalificado e transformado numa área multicultural preparada para acolher várias valências, uma obra que deverá rondar os 850 mil euros.

O projeto, que respeitará a traça arquitetónica das construções hoje existentes, contempla obras de beneficiação e melhoramento de três edifícios já existentes, onde estão instaladas várias coletividades da freguesia, através de trabalhos de pintura, substituição de caixilharias, de telhados e da rede elétrica, uniformização de pavimentos, tratamento de fachadas, entre outros.

Será também melhorado o pátio exterior, comum a esses três edifícios, com ampliação de alpendre e criação de zona de bar para a realização de atividades ao ar livre por parte das coletividades.

Ao mesmo tempo, contíguo ao espaço já existente, será construído um novo edifício que irá albergar uma sala polivalente/ auditório com capacidade para 240 lugares, um átrio de exposições, uma biblioteca, além de camarins, instalações sanitárias e salas para arrumos.

O palco, que vai servir esse auditório, terá uma particularidade: um fundo falso que permite abrir ao exterior e realizar espetáculos com o público instalado no jardim do parque infantil.

A zona exterior também será renovada com a reformulação da rede pluvial, melhoramento da zona de passeios e a substituição da zona de muros, que atualmente vedam o espaço, por uma alternativa que permita a visibilidade interior/ exterior.

Com este projeto, a autarquia de Salvaterra de Magos, pretende simbolizar a relação estreita da identidade de Glória do Ribatejo com a Raret, Rádio Retransmissor, o maior complexo emissor europeu da Rádio Europa Livre, instalado naquela localidade nos anos 50 do século passado, uma vez que o Hotel Jackson foi construído naquela altura.

Atualmente, o Espaço Jackson acolhe o Glória MotoClube, o Agrupamento de Escuteiros 1012, a Comissão de Festas, a Associação Febre Amarela, o Grupo de Marionetas Subúrbio, a Associação de Teatro Paulo Claro “Rapazes d’Aldeia”, o Clube Amador de Pesca e a Associação Todo o Terreno “Os Cabras”.

O Município de Salvaterra de Magos vai agora apresentar candidatura dos 850 mil euros a fundos comunitários, na área da regeneração urbana.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis