chamusca appfestival bike2017

Cultura

fitij

A 13ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes de Santarém (FITIJ) vai realizar-se de 1 a 8 de outubro, este ano com 43 espetáculos apresentados por grupos de seis nacionalidades que, além do teatro, irão promover outras manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas.

Oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Noruega os grupos vão atuar em vários locais dos concelhos de Santarém, Almeirim e Cartaxo.

A edição deste ano dá continuidade ao modelo iniciado em 2015, mais inovador, mais dinâmico, mais diversificado, mais envolvente, em termos de cidade e de concelho, abrangendo sete áreas de criação artística, quatro delas pela primeira vez.

A organização pretende que este ano haja uma maior capacidade de intervenção cultural, de envolvência e de realização de parcerias, com novos agentes sociais, tendo acrescentado novos espaços da cidade (e nos concelhos de Almeirim e Cartaxo)para as atividades e as oficinas Criançando.

O FITIJ pretende também ser uma montra que deve ser aproveitada pelos parceiros para dar visibilidade aos seus serviços. "Com isso todos ficamos a ganhar – as escolas, as famílias, as organizações parceiras e a população do concelho e da região", refere uma nota da comissão organizadora.

Organizado através de uma parceria que envolve a colaboração e apoio de mais de uma dezena de entidades, algumas delas privadas, o FITIJ, cuja primeira edição se realizou há 24 anos (inicialmente acontecia intercalado com a Bienal Internacional de Palhaços e Artes de Circo) não contou com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o que mereceu um reparo da organização.

Pode saber mais e seguir a programação do FITIJ AQUI.

almeirimraposaarrozdoce

“O Arroz não é todo igual” é o tema da 8ª prova de arroz doce da Raposa, no concelho de Almeirim, que se vai realizar no próximo sábado, dia 23 de setembro, a partir das 16 horas, na casa da cultura da freguesia.

À prova vão estar 48 participantes, numa iniciativa que tem por objetivo valorizar o arroz enquanto produto endógeno da aldeia e da região.

Além da prova do arroz doce, esta iniciativa inclui a entrega dos prémios referentes ao concurso de fotografia que a Junta de Freguesia promoveu, e a Confraria Gastronómica de Almeirim vai confecionar uma sopa da pedra, estando a animação a cargo do saxofonista David Carrapo.

constanciajardimhorto

A vila de Constância vai assinalar as jornadas europeias do património no próximo sábado, 23 de setembro, com duas iniciativas divididas entre o Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) e o Jardim Horto de Camões.

Na ecoteca do PASM, às 15 horas, terá lugar um “encontro de saberes e sabores das plantas: um património imaterial a preservar”, que tem por objetivo promover a importância das plantas enquanto património imaterial, nomeadamente no que concerne às suas diferentes utilizações em redor das crenças e das tradições.

Às 17 horas, no Jardim-Horto de Camões, numa organização da Associação Casa-Memória de Camões, decorrerá uma exposição / venda de plantas referidas por Camões na sua obra, e uma visita guiada ao jardim, seguida de um concerto pelos Tintinnabvlvm às 18 horas.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis