chamusca pinoquioavisan2017

Cultura

santarembotascastanho

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) vai assinalar o seu 63º aniversário este sábado, 25 de novembro, às 16 horas, no Teatro Taborda, seguindo-se um grande jantar de convívio entre os associados e familiares às 20 horas, no restaurante Varanda do Parque, no Cnema, em Santarém.

Das comemorações da efeméride, destaque para a homenagem a Joaquim Botas Castanho, sócio fundador, e que vai receber a distinção de “Ilustre Amigo do CCS”.

Joaquim Botas Castanho foi presidente da mesa da assembleia geral de sócios e da direção, estando ligado, enquanto presidente, à criação espetáculo comemorativo dos 50 anos do CCS “Ode ao Ribatejo”, que teve um enorme sucesso no distrito e no país, e no qual participaram todas as secções.

Além de Botas Castanho, a atual direção do CCS vai homenagear Manuel Sizudo Alfaiate, Maria Luísa Belchior Nunes e Otávio Paes Mendes, que perfazem 50 anos consecutivos como sócios.

A direção vai ainda atribuir a medalha de honra do Círculo a Joaquim Vale Cruz, Nuno Ferreira da Costa Domingos e Vítor João Murta da Silva, e a medalha de mérito do Círculo a Margarida Lencastre Fróis, Angelina Madeira Fernando Maia e Leonor Lopes.

alcanenadroneciencia

O próximo “Café Ciência” do Centro Ciência Viva do Alviela (CCVA), em Alcanena, vai ser dedicado aos drones que estão a ser desenvolvidos por empresas e investigadores portugueses.

O evento realiza-se na sexta-feira, 24 de novembro, a partir das 21 horas, inserida na “semana da ciência e tecnologia” que o CCVA está a promover, dedicada à temática da proteção das florestas e do combate aos incêndios.

O “Café Ciência” vai receber Rui Campos, do INESC TEC, para falar do projeto “WISE” para o desenvolvimento de drones que atuam para fornecer comunicações sem fios de banda larga em eventos temporários e cenários de emergência, como no caso dos incêndios, e Filipe Duarte, da I-Skyex, que desenvolve drones para fins militares em parceria com a Marinha e o Exército Português.

Uma vez que nenhum drone pode voar sem cumprir as regras de segurança, estarão também presentes Paulo Duarte e Catarina Maurício, da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), para apresentar as normas aplicáveis à utilização destas aeronaves civis não tripuladas no espaço aéreo.

As inscrições poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

pinoquio chamusca

O Cineteatro da Chamusca recebe no dia 25 de novembro, sábado, a partir das 16h00, o musical infantil "Pinóquio", que conta a história do boneco de pau que só queria ser um menino de verdade.

Na peça, levada a cena pela Companhia da Esquina, Pinóquio, o jovem aprendiz, irá aprender a viver e a ser responsável pelas suas ações.

Como qualquer criança curiosa, Pinóquio envolve-se em aventuras desviadas e perigosas, pelos seus novos amigos do alheio, o Gato e a Raposa.

Nem mesmo a voz da sua consciência, o Grilo, o conseguirá demover de satisfazer a sua gula, a ociosidade, o egoísmo e a ganância.

Pinóquio aprenderá à força as verdadeiras doutrinas da vida: a amizade, o respeito pelo próximo, o  altruísmo e a grande verdade, o amor paternal.

Os bilhetes estão à venda em TicketLine, no Balcão Único ou através do telefone 249 769 100.

As crianças dos 3 aos 10 anos pagam 4€. Para os maiores de 10 anos o bilhete custa 8€.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis