chamusca baguncadabanner tasquinhas2017

Notícias Breves

Breves

A Comuna Teatro de Pesquisa sobe ao palco do cineteatro São Pedro, em Abrantes, para apresentar o espetáculo “Homenagem a João Villaret” na sexta-feira, 31 de março, pelas 21h30.

A peça é uma evocação intemporal de um dos mais destacados declamadores da história do teatro em Portugal, e terá em palco dois atores, Carlos Paulo e Ana Lúcia Palminha, e um músico, Hugo Franco, que vão recriar os grandes números que o ator João Villaret criou em vários espetáculos de revista.

“Ilustração de uma Poesia” é o nome da exposição coletiva de pintura que os alunos do 12º ano de artes visuais da Escola Secundária do Entroncamento vão exibir na galeria municipal, de 31 de março a 13 de abril.

Este grupo de alunos, que está a terminar o ensino secundário e um ciclo de três anos do curso de artes visuais, já apresentou estes trabalhos no espaço da escola e vai agora mostrá-los à comunidade do Entroncamento.

“1833-1834, o annus horribilis do reinado de D. Miguel: percursos das elites” é o tema da dissertação que o professor Daniel Protásio vai proferir na 90º assembleia de investigadores do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), no próximo dia 6 de abril, às 18h30, na Casa de Portugal e de Camões, em Santarém.

Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, Daniel Protásio é professor e bolseiro de investigação de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) desde Dezembro de 2014, estudando a historiografia e elites historiográficas da Academia das Ciências de Lisboa (1779-1859).

O IV encontro de historiadores regionais do Ribatejo vai realizar-se no edifício Equuspolis, na Golegã, este sábado, 1 de Abril, entre as 10 e as 17 horas, e vai dar a conhecer o Arquivo Diocesano de Santarém, o Arquivo Municipal de Benavente, os arquivos históricos de Coruche e o arquivo particular de Joaquim Garrido.

Neste encontro, o presidente da Câmara Municipal da Golegã, Rui Medinas, vai apresentar o projeto do futuro Centro de Documentação do Ribatejo, cuja criação terá o apoio deste município.

A 12ª edição do Passeio de BTT - Rota do Javali realiza-se no dia 9 de abril, domingo, em Tremez, no concelho de Santarém.

A organização espera para este ano entre 250 a 300 participantes, estando as inscrições abertas em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telemóvel 918 600 623.

Os lucros obtidos revertem para obras ou pedidos de carácter social, sendo que apenas 20% fica para a organização.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis