chamusca apptagus

Notícias Breves

Breves

A Orquestra Gulbenkian vai dar um concerto no Convento de São Francisco, em Santarém, no próximo dia 1 de setembro, a partir das 21h30, numa iniciativa organizada pelo Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS).

Neste espetáculo, dirigido pelo maestro Pedro Neves, vão ser interpretadas obras de Mozart e Beethoven.

A Federação do Folclore Português vai realizar o seu 22º desfile nacional do traje popular português na Praça Barão da Batalha, em Abrantes, no próximo dia 16 de setembro, a partir das 22 horas.

O evento, “que reúne as cores, as texturas e a arte do trajar tradicional de todo o país”, segundo um comunicado da FFP, “contará com mais de 500 participantes que representarão várias temáticas do trajar do povo de antanho”, tendo como novidades alguns quadros etnográficos dedicados à infância, ao namoro, casamento e luto, entre outros.

A Casa do Povo da Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, vai exibir duas exposições organizadas pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo a partir de sábado, 19 de agosto, inseridas na programação oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória.

"Bonecas da Glória - Conclusão da Coleção" é uma mostra de um conjunto de 16 bonecas trajadas com os diversos tipos de trajes glorianos, desde os mais sóbrios aos mais festivos, abarcando um espaço temporal de representação de 100 anos, ao passo que a exposição "Glória - Corações Marcados nos Tempos" é uma mostra inspirada nas bandeiras tradicionais da festa da Glória, apresentando um conjunto de 35 corações marcados a ponto de cruz e representativos do universo espiritual e artístico do artesanato tradicional local.

A vila de Riachos, no concelho de Torres Novas, vai comemorar o 94º aniversário da fundação da freguesia no próximo dia 23 de agosto, a partir das 21 horas, com uma sessão solene no Museu Agrícola que inclui intervenções políticas de todos os partidos com elementos eleitos, entrega de medalhas de mérito, intervenções musicais e um porto de honra.

As comemorações prosseguem no domingo seguinte, dia 27, no jardim da vila, com atividades para crianças, uma aula de fitness e o descerramento de uma placa toponímica com o nome Rua Joaquim Santana.

A Câmara de Tomar aprovou os procedimentos de hasta pública para o arrendamento da cafetaria da Central de Camionagem da cidade, e para a construção e exploração de um estabelecimento de restauração na envolvente do mercado municipal.

Este último caso, segundo a autarquia, está dependente da aprovação de um projeto de arquitetura que se enquadre na requalificação das instalações e equipamentos do mercado, que tem vindo a ser efetuada no âmbito do Projeto de Operação e Reabilitação Urbana (ORU).

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões